O Curso de Especialização em Engenharia Clínica – Modalidade Extensão Universitária – da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) é o primeiro curso do Brasil e o único na área de Engenharia Clínica que vem sendo oferecido initerruptamente desde 1992 (criação do curso) até o presente.

 

A partir dos anos 70, o conhecimento acumulado pelos professores do Departamento de Engenharia Biomédica da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação – DEB/FEEC na área de Engenharia Clínica culminou com a inauguração do Centro de Engenharia Biomédica em 1982. Este conhecimento e tradição na área de Engenharia Biomédica permitiu que os professores do DEB participassem das primeiras discussões no Ministério da Saúde e auxiliassem no desenvolvimento da Engenharia Clínica no Brasil.

 

Após uma década de atividades pró evolução da Engenharia Clínica, o DEB criou o Curso de Especialização em Engenharia Clínica em 1992. Esta realidade de experiência em capacitação profissional permitiu a criação de uma variante EAD do Curso – modalidade semi-presencial – oferecida atualmente.